terça-feira, 29 de setembro de 2015

UMA GARRAFA NO MAR DE GAZA


Por André Betioli

Uma jovem francesa chamada Tal vive em Jerusalém, que está em um momento conturbado devido a guerra com os palestinos. Tentando entender os porquês da guerra, ela lança uma garrafa ao mar com uma carta dentro. A mesma acaba parando em um mar em Gaza, onde um jovem palestino chamado Naim encontra a garrafa e lê a carta. Na careta de Tal, ela havia deixado um e-mail para contato, mesmo que sem nenhuma esperança que alguém encontrasse a garrafa. Mas Naim fica interessado em conversar, e a partir daí, mesmo em condições adversas, os dois passam a trocar emails, e desse ponto em diante eles conseguem se comunicar e uma amizade entre eles acaba nascendo.


Em meio ao caos e horrores da guerra, e estando de lados opostos, os dois começam a criar uma verdadeira amizade, pois nenhum dos dois consegue entender do porque de tanta guerra e sangue derramado. O cenário criado pelo filme é perfeito para se sentir o peso da guerra e o quão horrível ela pode ser. Um simples dia, um simples oi para alguém pode significar a morte. Toda a liberdade é tirada, e aquelas coisas simples do cotidiano passam a ser um sonho distante.

O desenvolvimentos dos dois protagonistas é excelente. Além dos problemas da guerra, ambos passam por momentos conturbados em suas vidas pessoais, e em relacionamento com suas famílias. Escolhas, futuro, tudo isso é posto em cheque. E de uma maneira simples e sensível, mas não menos impactante, vemos dois jovens tentando entender o mundo e buscar um lugar nele, se isso ainda é possível. A relação dos dois é muito bela e muito bem construída.


O filme Uma Garrafa No mar de Gaza (Une Bouteille à la Mer, 2012) é incrível, com um mensagem universal sobre guerra e o valor da amizade, mesmo com tantas adversidades que o mundo pode nos causar, e ainda assim termos um pouco de esperança.

“Nada é simples entre nós, o que não significa que seja impossível” .





Ótimo filme! Sem dúvidas vale à pena! Encantador e ao mesmo tempo forte, impactante!

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário