quinta-feira, 14 de agosto de 2014

SHARKNADO



Por Diego Betioli

O que esperar de tornados e tubarões juntos?

  Sharknado responde: uma das estórias mais estapafúrdias que o cinema já viu. Ou a televisão, na verdade, já que se trata de um telefilme produzido em 2013 para o canal americano Syfy. A trama é bastante simples: uma violenta tempestade se aproxima da Califórnia e arrasta consigo cerca de vinte mil tubarões - 20 MIL - destruindo parte da Costa e forçando o protagonista Fin (Ian Ziering, de Barrados no Baile) e seus amigos à partirem para Los Angeles e resgatar sua esposa (Tara Reid, a Vicky de American Pie) e filhos, uma vez que a tempestade deve chegar lá.
  Ressalta-se aqui, uma vez, que é um filme trash, mas também não é possível precisar o quanto ele se leva a sério e o quanto se propõe a ser um filme de real terror. A única certeza é que é possível rir MUITO. As bizarrices estão por todos os lados: os tubarões são arrastados pelas trombas d'água e atirados por todos os lados, por todos os cantos - aparecem dentro de casas, em telhados, saindo de bueiros, em piscinas, e onde você puder imaginar, em momentos desconexos. Os efeitos especiais parecem ter saído de um jogo de PlayStation 1 (que na época tinha gráficos sensacionais, mas... isso, há 20 anos atrás), tornando os tubarões ainda mais toscos e as cenas de destruição bastante esquisitas. E acredite: isso ainda não é o pior.



  O roteiro parece ter sido concebido em um momento de embriaguez, ou feito por algum estudante adolescente. As cenas são completamente desconexas - por exemplo, a primeira cena do filme mostra uma negociata entre um capitão e um comprador japonês, que acaba sendo atacado por um tubarão, mas a influência desta cena sobre o restante da estória é completamente inexistente e poderia ser descartada.
  O desenvolvimento é repleto de furos, e as atuações, em especial de Ian Ziering, cujo protagonista possui um heroísmo terrivelmente fajuto, são algumas das piores já vistas. Os diálogos são bizarros - repletos de piadas fora de hora - e em momentos parece que os personagens já esqueceram o que aconteceu na cena anterior, como quando um personagem morre e na cena seguinte ele já parece ter sido esquecido por todos. Quanto aos momentos de ação, são um show a parte...
  Ressalta-se aqui, pela segunda vez, que é um filme trash - e por esse motivo fica realmente difícil dizer se ele é muito ruim ou se apenas cumpre sua função em ser bizarro. De qualquer modo, se você curte a coisa mal feita, vai se divertir e rir muito com esse filme, mas ainda assim, ele não é uma comédia propriamente dita, o que torna boa parte de seus 86 minutos realmente indigestos.
  E Sharknado 2 já está a caminho...


 Engraçado, mas intragável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário