segunda-feira, 21 de julho de 2014

SAGA CREPÚSCULO




Por Rodolfo Bezerra

Vamos a um post polêmico? Ok!

Eis aí uma febre literária que invadiu o mundo do cinema como não se via desde os tempos de Harry Potter, e com um público até um pouco diferente do contemporâneo mago.



A saga Crepúsculo conta a estória de Bella, uma americana qualquer com aquela famosa síndrome de solidão ou aquele compartilhado sentimento de deslocamento social. Tendo seus próprios problemas pessoais (pais separados, etc), ela se muda para a cidade de Forks, um local com uma temperatura totalmente diferente de Phoenix, e com uma população bem diferente também da que ela está acostumada.
Como em qualquer mudança para um jovem, Bella vai tentar encontrar seu espaço nesta cidade e principalmente em sua nova escola, mas ao chegar lá, ela percebe que uma grande fama persegue um grupo de estudantes que, por sinal, são todos irmãos: A família Cullen.
Todos são populares, atraentes e incríveis, porém, isolados. Sempre viajam durante o verão e depois voltam. Moram longe da cidade. Fatores que, em uma escola, cria certa reputação e atenção especial.
Bella mal imagina de início, mas ela começa a se envolver com um deles, Edward Cullen, e daí para frente, sua vida irá mudar de uma maneira como ela jamais imaginaria. Transformações muito maiores do que o simples descobrimento de um amor verdadeiro.

O livro cria sua própria mitologia de vampiros e lobisomens, e isso nunca foi pecado algum no mundo literário. Aqui, os vampiros não morrem ao sol, mas sim, brilham como diamantes ou algo do tipo quando expostos à luz solar. Cruzes, alhos e água benta também não afetam os mortos vivos dessa saga, e os vampiros aqui são mostrados sem o lado malígno ou algo parecido pelo qual estão acostumados e muitas vezes "batidos" por todas as mídias.

Stephenie Meyer criou seu próprio mundo vampiresco, e isso tem de ser respeitado, pois pelos números de vendas, deu certo.

Não se pode dizer que Crepúsculo tenha um valor imortal literário ou que se iguala á clássico da literatura. Claro que não. Mas ele atende perfeitamente ao que se propôs fazer: criar um romance entre uma humana e um vampiro que virasse uma frebre internacional.

E queira ou não, o casal Bella e Edward (e Jacob...) ficará para sempre conhecido no mundo literário, seja pelos aspectos bons (para quem gosta) ou ruins (para quem não aprecia a saga).

Fica também bastante claro que os filmes estragaram um pouco os encantos dos livros (que enquanto não tinham virado febres no cinema, eram livros bastante cultuados pelos fãs antes mesmo de chegar ao Brasil) com atuações fracas dos protagonistas e com uma visão bem mais comercial do que os livros.

E por que esse post é polêmico?
Porque sou homem e fã e defensor da saga escrita. XD


Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário