segunda-feira, 14 de julho de 2014

A BATALHA DO APOCALIPSE


Por Diego Betioli

   Uma sólida obra do gênero fantasia na literatura nacional recente. A Batalha do Apocalipse foi escrito pelo jornalista brasileiro Eduardo Spohr, até então mais conhecido como um dos colaboradores do Jovem Nerd, um dos sites de cultura nerd mais respeitados do país. Foi pelo site que a obra teve sua primeira publicação, em 2007, sendo lançada pelo selo editorial dos mesmos em 2009. Sucesso entre os fãs do Jovem Nerd, o livro se tornou conhecido pelo grande público após o lançamento definitivo pela editora Verus no ano seguinte.
  Na trama, Deus está em um profundo sono durante o sétimo dia da Criação - o dia do descanso. O dia divino, no caso, corresponde a milhares de anos. Aproveitando-se da ausência da Ordem divina, o arcanjo Miguel - o príncipe dos anjos - rebelou-se contra seu Criador, em virtude do seu amor aos humanos, e decidiu liderar um golpe para tomar o controle dos Céus e vingar-se da raça humana. Uma grande batalha foi travada entre os seguidores de Miguel e os anjos que eram fiéis ao Senhor.
 Traídos por Lúcifer, os rebeldes foram derrotados por Miguel e assim condenados ao exílio no mundo dos homens. E é aí que entra o protagonista da história - Ablon. Ex-general das tropas celestiais, é um guerreiro formidável que vive no Rio de Janeiro sob a aparência de um humano comum (assim como os demais exilados). Após milhares de anos, o Armaggeddon enfim se aproxima e Ablon recebe o convite de ninguém menos que Lúcifer - o senhor do submundo e traidor dos céus, sendo um dos responsáveis pelo exílio do ex-general - para se juntar a seus guerreiros e acabar com a tirania de Miguel. A escolha de Ablon será decisiva para o futuro da humanidade - e porque não do céu e o inferno. Para isso, contará com a ajuda da feiticeira Shamira e de outros aliados que se apresentam ao desenrolar da história. Personagens muito bem construídos, por sinal.
  A narração é feita entre acontecimentos do presente e flashbacks de Ablon - estes, narrados em primeira pessoa. A história de Ablon na Terra é, talvez, o fator mais fascinante deste livro, pois é uma passagem pela própria história da humanidade. Enquanto os principais fatos que conduziram Ablon até o presente são narrados, o leitor viaja por diversos lugares e momentos históricos do mundo - da Babilônia à antiga Roma, da China à Grã-Bretanha Medieval. Filho de um piloto de avião, o autor teve a oportunidade de conhecer diversos lugares no mundo - esta bagagem, com certeza aliada à uma minuciosa pesquisa histórica, foi fundamental para que Spohr criasse uma aventura ambientada de forma fantástica e diferenciada.
  Eduardo Spohr também conseguiu, de forma contundente, juntar o contexto histórico à aparição de criaturas/entidades ligadas a diversas culturas, como harpias, fadas e deuses celtas, aliando fantasia, teologia e história de uma maneira jamais vista. Como definiu o escritor José Louzeiro: "Não há na literatura em língua portuguesa conhecida nada que se pareça com A Batalha do Apocalipse".

Excelente!






Nenhum comentário:

Postar um comentário